7 melhores estratégias de remarketing para Google Adwords

Pensar em estratégias no marketing é fundamental, principalmente quando trabalhamos nosso remarketing com foco em mais conversões em nosso site. Separei aqui uma lista de 7 estratégias extremamente eficientes de remarketing para você aplicar no seu negócio online.

Veja a lista de estratégias para o Google Adwords:

  1. Divida suas campanhas de Remarketing em diferentes grupos.
  2. Case a hora que seus clientes mais compram com a hora de exibição dos anúncios.
  3. Não esqueça frequência de visualização.
  4. Mude a mensagem dos anúncios para usuários que não convertem de acordo com o tempo que está na lista.
  5. Analise seus clientes convertidos.
  6. Se concentre em outras conversões além da resposta direta.
  7. Considere incluir chamadas para telefone como parte de seu Remarketing.

Vamos ver  mais detalhes sobre essas estratégias:

1. Divida suas campanhas de Remarketing em diferentes grupos

Segmentando seu remarketing em grupos diferentes é uma das melhores maneiras de aumentar o seu desempenho. Não trate todos os clientes ou visitantes da mesma forma. Você pode definir grupos claros de compromisso para determinar o quão agressivo você deve atuar nas suas campanhas de remarketing.

Para um ecommerce, o meu conselho é começar com os seguintes segmentos:

  1. Todas as visitas (excluindo o resto dos segmentos)
  2. Categoria Visitas
  3. Visitas de Produto
  4. Carrinhos de compras abandonados
  5. Conversão em vendas

Com estes cinco públicos distintos, você será capaz de ver uma clara diferença no CTR (Taxa de Clique) e nas taxas de conversão, tendo altas taxas de conversão para o segmento ‘carrinhos de compras abandonados ” e baixas taxas de conversão para ‘ Todas as visitas ‘.

2. Case a hora que seus clientes mais compram com a hora de exibição dos anúncios

Se você vender um aparelho barato que normalmente os clientes decidem se compram ou não em no máximo um dia, não defina uma duração de associação de 365 dias para as essas suas listas de remarketing, estará jogando dinheiro fora.

Certifique-se de que a sua duração de associação corresponde ao seu funil de vendas comum.

 

3. Não esqueça Frequência de visualização

Você já foi seguido pelo mesmo anúncio da mesma empresa durante todo o dia, todos os dias? Eu já. Muito. Quer saber se isso funciona? NÃO, isso não funciona. Gritar comigo mais não me faz gostar mais de você.

Limite a frequência que seus anúncios aparecerão para seus clientes, por dia ou semana. Normalmente 10 vezes por dia é mais que o suficiente, acima disso já não haverá mais conversões e você corre o risco do seu anúncio ser completamente ignorado.

 

4. Mude a mensagem dos anúncios para usuários que não convertem de acordo com o tempo que está na lista

Vamos supor que seu cliente típico ou compra no dia 1 ou dia 10 da visita ao seu site. Em vez de ter a mesma mensagem de anúncio mantido nos 10 dias, eu recomendaria mudar os seus anúncios para se concentrar em novos incentivos.

Se o seu benefício Frete Grátis não convenceu seu cliente no dia 10, ele provavelmente não vai convencer no dia 20. Considere alterar o seu benefício ou incluir uma oferta específica e você possivelmente irá ter maiores resultados.

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Anúncio menos agressivo, com desconto de 10%, para os dias 01 ao 09 da campanha.
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Anúncio mais agressivo no dia 10

 

 

 

5. Analise seus clientes convertidos

Se você excluiu seus clientes convertidos de seu remarketing, você está seguido uma prática comum. No entanto, o conselho não deve terminar aí. Você ainda precisará usar seus clientes existentes para continuar sua mensagem de marketing. Tanto para rede display como para rede de pesquisa, pode ser altamente benéfico para redirecioná-los em seu devido tempo ao seu site para outros produtos que podem estar propensos a comprar.

Se você vender um produto de vestuário ou outros produtos que podem ser vendidos durante todo o ano, é difícil decidir exatamente quando você precisa começar o redirecionamento para os clientes existentes. Se você tem uma estação do ano, ou tem algum apelo à datas comemorativas, ou se seus produtos têm uma data de validade, você será capaz de anunciar de forma muito eficiente. Como esses exemplos:

  • Precisa que clientes renovem contas no seu site por 6 meses ou 1 ano? Remarketing.
  • Seus clientes tendem a não comprar após 12 meses? Realize campanhas com 50% de desconto para clientes antigos após 12 meses sem compras.
  • Você vende moda de praia? No ano que vem anuncie agressivamente para essa pessoa que converteu esse ano.

 

6. Se concentre em outras conversões além da resposta direta

Uma das coisas que eu vejo com B2B é que muitas pessoas dizem que remarketing não funciona. Muitas vezes, isso é devido ao baixo número de visitantes, principalmente porque obtendo uma taxa de conversão de 2% com 500 cliques de remarketing só resulta em 10 conversões extras por mês. 10 compras não é algo que deixa as pessoas felizes.

No entanto, para esse mesmo público, poderia converter 10 ou 20% entregando algum conteúdo de valor ou vendendo um produto com menor valor para obter os emails dos clientes?

Que tal anunciar seu blog ou outras áreas do seu site que poderiam gerar um lucro maior para você ao longo do tempo?

Considere outras opções ao fazer remarketing e você vai ver suas oportunidades abrirem significativamente.

 

7. Considere incluir chamadas para telefone como parte de seu Remarketing

Uma técnica que eu testei em meados de 2014 foi focar em chamadas para o telefone de um negócio local, ao invés da geração de leads tradicional. Eu vi uma lista crescente de pessoas que não convertiam em um formulário de captura tradicional, e vi as taxas de conversão surpreendentes uma vez eu mudei a página de destino com o foco na geração de chamadas para o negócio local.

Também realizei testes A/B para a página de destino original adicionando o número de telefone, para ver se o aumento de desempenho foi simplesmente devido aos prospectos desejarem ter um número para ligar, mas as conversões permaneceram a mesma.

Com uma campanha de remarketing seguida com uma mensagem de anúncio assim “Marque sua consulta em 2 minutos – Ligue Agora’, eu consegui aumentar captação de clientes para o negócio físico em 360%.

 

Já está aplicando essas estratégias de remarketing para o Google Adwords?

Comente abaixo alguma estratégia que você acha fundamental para seus anúncios.

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.