Excluir públicos de remarketing, como isso pode multiplicar suas conversões?

Para qualquer estratégia de marketing digital, ao criar qualquer anúncio, devemos sempre nos preocupar na qualidade do tráfego que estamos trazendo para nosso site, e com isso qual público irá ver nossos anúncios. Quanto mais qualificado for o público que está vendo nossos anúncios, melhor será a qualidade de nossas campanhas, já que teremos mais cliques e mais conversões.

Para termos certeza que não estamos anunciando para um público que não tenha interesse em nossos anúncios, uma das ferramentas que temos em mão é a de “excluir públicos de remarketing”. Realizar a exclusão de listas é fundamental, pois estaremos anunciando exatamente para as pessoas que tem maior chance de converter em nosso site, todos que ainda não realizaram a ação esperada no nosso objetivo de campanha.

Por exemplo:

  1. Podemos anunciar a venda de um produto excluindo quem já comprou esse produto ou
  2. Podemos anunciar um ebook excluindo quem já baixou o ebook ou
  3. Podemos anunciar um vídeo do youtube excluindo quem já viu o vídeo.

E isso para qualquer objetivo que tenhamos com nossos anúncios.

Sempre que identificarmos a possibilidade de excluir um públicos de remarketing, devemos fazer isso, pelos seguintes motivos:

  • Diminuiremos a sobrecarga de informações das pessoas que estão vendo nossos anúncios, somente verá o anúncio quem não realizou a ação que esperamos.
  • Aumentaremos a possibilidade de conversões, já que somente quem não converteu irá ver nossos anúncios.
  • Diminuiremos o investimento em anúncios, já que quem já converteu não irá converter novamente.
  • Aumentar o ROI das campanhas, pelo mesmo motivo anterior.

Poderia falar várias outras vantagens, mas acredito que esses 4 motivos sejam mais que suficientes para você ter certeza que deve começar hoje a excluir públicos de remarketing de suas campanhas.

A boa notícia é que hoje, todas as plataformas de anúncios permitem facilmente excluir públicos de remarketing. Vamos ver agora como fazer para excluir públicos de remarketing de nossas campanhas, tanto no Google Adwords, quanto no Gerenciador de anúncios do Facebook:

1. Como Excluir Públicos de Remarketing no Facebook

Esse recurso, por incrível que pareça, é muito simples e muito pouco utilizado por quem utiliza o gerenciador de anúncios do Facebook.

Para fazer é muito simples, na hora de escolher o público da sua campanha, selecione para excluir o públicos de remarketing criado.

Excluir públicos de Remarketing Facebook

Nesse caso estarei anunciando para todos que acessaram meu site, excluindo quem finalizou a compra do curso. Seria um bom público para anunciar meu curso.

Pronto, dinamicamente o Facebook irá excluir as pessoas que estão na lista de remarketing selecionadas para exclusão.

 

2. Como Excluir Públicos de Remarketing no Google Adwords

Na plataforma do Google Adwords é um pouco mais escondido, porém ainda assim é bem simples:

  1. Selecione o grupo de anúncio que deseja alterar
  2. Escolha Públicos-alvo
  3. Selecione o botão + Excluir
  4. Vá na seção Exclusão de Grupos de Anúncios
  5. Selecione entre suas listas de remarketing criadas, àquela que você deseja excluir
  6. Pronto, dinamicamente o Google irá excluir as pessoas que já estão naquela lista.

Excluir publico de remarketing google youtube

3. Como Excluir Públicos de Remarketing para YouTube Ads

A plataforma do Youtube Ads utiliza o Google Adwords, funciona da mesma maneira anterior do Google. Porém você pode se utilizar de estratégias mais avançadas, como anunciar um vídeo para quem ainda não está inscrito no seu canal, ou para quem não gostou do vídeo, ou para todos que comentaram seus vídeos, são muitas as vantagens de utilizar vídeos para anúncios e os públicos que você pode criar para o canal do youtube são fantásticas para várias estratégias de marketing.

Lembre-se, você pode excluir quantos públicos de remarketing você quiser de suas campanhas.

É isso aí, comente abaixo se você já utiliza, e o que você acha desse recurso!

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.

  • https://www.facebook.com/eduardonobregajr Eduardo Nóbrega

    Que Dica Simples e Eficaz! Muito bom o post. Parabéns!

  • Ivan Paiva

    bom