Novo Gerenciador de Anúncios do Facebook: O Guia Completo

O Gerenciador de Anúncios do Facebook mudou … o que eu mais gostei foi da ferramenta Pixel, segue no texto para ver por que eu amei essa atualização!

Quem faz anúncios constantemente no Facebook já deve ter sido surpreendido por um novo e agradável Gerenciador de Anúncios do Facebook hoje, se ainda não mudou para você, em breve vai mudar, e hoje foi o dia que mudou para mim quando recebi esse lindo design …

novo gerenciador anuncios boas vindas

O novo Gerenciador de Anúncios do Facebook foi lançado recentemente, e parece bastante intuitivo. É simplificado e na verdade, tem uma estrutura mais lógica do que a configuração anterior.

Vamos dar uma olhada mais de perto …

 

Relatórios personalizados em destaque na abertura

Antes, poucos anunciantes utilizavam os relatórios customizados de anúncios. O modo de exibição padrão do Gerenciador de anúncios antigo era uma análise de desempenho muito superficial. Para ver mais detalhes, você precisava clicar no link “Relatórios” do lado esquerdo.

Mas agora, não há nenhum link “Relatórios”. Por Quê? Porque todo o Gerenciador de anúncios é agora o Relatórios de anúncios feito sob medida!

novo-gerenciador-anuncios-1-entrada

Todas as filtragens e personalizações que você podia fazer com os antigos relatórios de anúncios, agora pode ser feito diretamente da vista principal. Mas há possibilidade de fazer ainda mais personalização nessa nova versão. Falarei disso mais adiante!

Navegação Superior

A nova navegação superior agora é assim …

novo-gerenciador-anuncios-2-superior

Ela inclui um pequeno gráfico agradável que mostra o que você gastou em cada um dos últimos sete dias (essa conta estava bloqueada e foi reativada milagrosamente, por isso acessei essa conta e não tem gasto nela nos últimos 7 dias), bem como links para:

  • Gerenciar anúncios (padrão)
  • Configurações da Conta
  • Cobrança
  • Power Editor
  • Ferramentas

Esses são todos os links que existiam antes, só que agora em um novo local.

Ferramentas

novo-gerenciador-anuncios-facebook-2-ferramentas

O link “Ferramentas” no menu superior inclui:

  • Públicos
  • Informações do público
  • Rastreamento de conversão
  • Auxiliar de anúncios de aplicativo
  • Pixels
  • Páginas
  • Suporte ao anunciante

A maioria desses links já estavam presentes na coluna da esquerda do antigo gerenciador de anúncios do Facebook. Auxiliar de anúncios de aplicativo é muito novo e ainda não testei.

Pixels

novo-gerenciador-anuncios-facebook-pixels

Se você selecionar “Pixels”, você poderá obter relatórios e gráficos sobre o desempenho da audiência personalizada do seu site.Você pode ver a atividade por Domínios (padrão), URLs, dispositivo ou eventos. Para obter os dados de eventos, você precisa estar usando as novos pixels WCA.

Por padrão, você verá o desempenho do Pixel de Audiência personalizado.Se você selecionar acompanhamento de Pixel de conversão, você será redirecionado para a página de Pixels de conversão.

novo-gerenciador-anuncios-facebook-pixels-menu

Se você clicar no botão “Ações” na parte superior, você pode selecionar uma das seguintes opções:

  • Editar Pixel
  • Visualizar Código do Pixel
  • Enviar código do pixel por email
  • Compartilhar Pixel

Você pode compartilhar o pixel com outra conta de anúncios, o que é feito por meio do Gerenciador de Negócios. Aqui você pode ver como está muito rápido o processo agora …

novo-gerenciador-anuncios-facebook-pixels-compartilhar

compartilhar-pixel

Você precisa apenas clicar em “Atribuir Contas de Anúncios” ou “Atribuir Agência.”

Essa foi a melhor novidade ao meu ver dessa atualização, imagine que agora não preciso inserir centenas de pixels de remarketing em nossas páginas, posso adicionar apenas um pixel e compartilhar ele com todas as contas de anúncios que eu quiser, isso é simplesmente uma evolução fantástica.

Botão: Todas as campanhas

Por padrão dentro da vista principal “Gerenciar anúncios” do Gerenciador de anúncios, você verá um relatório discriminado por campanha. À esquerda você verá um botão “Todas as campanhas” …

novo-gerenciador-anuncios-facebook-2-todas-campanhas

Você tem a opção de visualizar os resultados por …

  • Esta Conta
  • Todas as campanhas
  • Todos os conjuntos de anúncios
  • Todos os Anúncios
  • Histórico da conta

Ao selecionar “Histórico da conta”, você verá um relatório de toda a atividade em sua conta de anúncios, incluindo informações referente a aprovações de anúncios, rejeições de anúncios, criação de anúncios, etc.

Botão: Filtros

novo-gerenciador-anuncios-facebook-3-filtros

No canto superior direito tem um botão “Filtros”. Este botão é extremamente útil!

Por padrão, nenhum filtro é aplicado. Mas você pode filtrar por qualquer uma das seguintes informações …

Entrega:

  • Ativa
  • Programado
  • Análise pendente
  • Não aprovado
  • Inativa
  • Não está em veiculação
  • Excluída

Ele vai ser útil para você ver apenas no que está ativo, por exemplo. 

Objetivo:

  • Envolvimento com Publicação
  • Curtidas na Página
  • Cliques no site
  • Conversões no site
  • Instalações de aplicativos
  • Envolvimento com aplicativo
  • Divulgação nas Imediações
  • Participação nos Eventos
  • Obtenções de oferta
  • Visualizações do vídeo

Isso é maravilhoso! Antes, eu sempre colocava o objetivo no nome da campanha, e com isso criava um filtro manual para ver apenas determinados objetivos. Agora ele já vem com essa funcionalidade nativamente!

Métricas:

  • Custo por resultado
  • Gasto vitalício
  • CPA
  • CPM
  • Freqüência
  • Impressões
  • Alcance
  • Resultados

Você pode também criar seu próprio filtro, muito bom para você escolher quais campanhas otimizar.

novo-gerenciador-anuncios-facebook-5-filtros-personalizados

Para cada filtro você pode inserir manualmente um valor para filtrar:

  • é maior que
  • é menor do que
  • é entre
  • não é entre

Configurações:

  • Nome da campanha

Você também pode criar um novo filtro, semelhante à forma que era feita antes dentro dos relatórios de anúncios.

Período

novo-gerenciador-anuncios-facebook-6-datas

Por padrão, você estará verá resultados durante os últimos 30 dias. Mas você terá as seguintes opções no canto superior direito:

  • Vitalício (todo o período)
  • Hoje
  • Ontem
  • Últimos 7 dias
  • Nos últimos 14 dias
  • Últimos 30 dias
  • Este Mês
  • Personalizado (escolher datas de início e fim)

Colunas

novo-gerenciador-anuncios-facebook-6-colunas

Na direita existe um botão colunas, clicando nele abre uma lista. Ele possui algumas das opções que tínhamos disponíveis nos relatórios antigos do gerenciador de anúncios do Facebook, só que agora foram adicionadas novas opções!

Predefinições de Colunas:

  • Desempenho
  • Veiculação
  • Envolvimento
  • Envolvimento com o vídeo
  • Envolvimento com o aplicativo
  • Desempenho e Cliques

A predefinição “Desempenho” é o padrão, com destaque para os objetivos da sua campanha.

Se você não quiser usar uma predefinição, você também pode clicar em “Personalizar colunas” para personalizar as colunas que você vê, da mesma forma que era possível fazer anteriormente nos relatórios de anúncios.

novo-gerenciador-anuncios-facebook-6-personalizar-colunas

ADICIONAR DIVISÃO (por veiculação):

  • Nenhum (Padrão)
  • Idade
  • Gênero
  • Idade e gênero
  • País
  • Região
  • Posicionamento
  • Posicionamento e Dispositivo
  • Número de identificação do produto

Esta é toda a informação muito valiosa que antigamente era encontrada dentro do menu “Dividir” nos Relatórios de anúncios personalizados. A partir de um conjunto de anúncios, você podia pedir para o Facebook dividir os anúncios em qualquer uma dessas categorias. Isso é muito bom para otimizar campanhas para horários ou dias que mais converte!

ADICIONAR REPARTIÇÃO (por tempo):

  • Nenhum (Padrão)
  • Dia
  • Semana
  • 2 Semanas
  • Mês

As linhas de desempenho repartidas por período de tempo. Por padrão, você vai ter uma linha por campanha, grupo de anúncios ou anúncio para todo o período.

ADICIONAR REPARTIÇÃO (por ação):

  • Nenhum (Padrão)
  • Dispositivo de conversão
  • Destino
  • Vídeo de visualização de vídeo
  • Cartão de carrossel

Mais uma vez, a maior parte deste estava disponível dentro do antigo botão “Dividir”, somente o “Cartão de carrossel” que é novo.

Desempenho: Campanha, Grupo de Anúncios ou anúncio

novo-gerenciador-anuncios-facebook-9-desempenho

Se você clicar em uma campanha, conjunto de anúncios ou anúncio, você terá uma visão semelhante a essa acima. Por padrão, você vai ter uma divisão por desempenho, como acima.

Desempenho incide sobre os resultados (objetivo) e custo por resultado. Há um gráfico para essa exibição, muito bem vindo.

Abaixo de desempenho, você também pode ver “pessoas alcançadas.”

novo-gerenciador-anuncios-facebook-9-pessoas-alcancadas

Em pessoas alcançadas a divisão é por alcance e frequência ao longo do tempo.

Abaixo das “pessoas alcançadas ” é “Valor gasto.”


novo-gerenciador-anuncios-facebook-9-valor-gasto

Isso permite que você veja o que você gastou em uma determinada campanha, grupo de anúncios ou anúncio ao longo do tempo.

Abaixo de “Valor gasto” você ainda encontra personalizado. Clique que e você terá dois menus, o padrão é por ações e impressões.

novo-gerenciador-anuncios-facebook-9-personalizao

Ambos os menus contêm as mesmas opções, o que lhe permite comparar duas variáveis diferentes. As ações disponíveis dependerão do objetivo, esses são o que você pode escolher quando o objetivo é Conversões:

  • Resultados: Conversões
  • Resultados (cumulativo): Conversões
  • Alcance (cumulativo)
  • Valor gasto
  • Valor gasto (cumulativo)
  • Ações
  • Impressões
  • Impressões (cumulativo)
  • Freqüência
  • Custo por resultado
  • Custo por mil impressões (CPM)
  • Pontuação de Relevância

Público: Campanha, Grupo de anúncio ou anúncio

novo-gerenciador-anuncios-facebook-publico

Como mencionado, o modo de exibição padrão de uma campanha, conjunto de anúncios ou anúncio é a visão por desempenho. Mas você também pode selecionar Audiência. Ele vai abrir algumas métricas interessantes por idade e sexo, também incluindo um gráfico ótimo de observar.

novo-gerenciador-anuncios-facebook-publico-menu

Por padrão, você verá detalhes de resultados para seu objetivo do público, mas existem dois menus suspensos onde cada um contém as seguintes opções:

  • Resultados: Conversões
  • Valor gasto
  • Alcance
  • Impressões

Posicionamento: Campanha, grupo de anúncios ou anúncio

novo-gerenciador-anuncios-facebook-posicionamento

Além de Desempenho e Audiência, você também pode ver um relatório por posicionamento.

Neste caso, o Facebook vai dividir esta mesma informação através do posicionamentos dos seus anúncios:

  • Resultados: Conversões (com base nos objetivos da sua campanha)
  • Valor gasto
  • Alcançar
  • Impressões

Posicionamentos incluem:

  • Feed de Notícias do Desktop
  • Coluna da Direita no Desktop
  • Feed de Notícias Móvel
  • Rede de públicos

Você também pode escolher a partir de qualquer Todos os canais ou Dispositivos Móveis. Se selecionar Dispositivo Móvel, você verá distribuição por dispositivo.

Minha análise final sobre o Novo Gerenciador de Anúncios do Facebook:

  1. Ficou mais fácil de analisar métricas de nossas campanhas. 
  2. Não alterou em nada a forma de criação de campanhas, grupo de anúncios e anúncios.
  3. Os gráficos dão uma ótima visão da audiência que clica nos anúncios, gostei muito desse novo recurso. Ao meu ver, os gráficos são a melhor forma de visualizarmos o que está dando certo e errado em nossas campanhas.
  4. Ficou muito mais fácil verificar os resultados das campanhas, pois agora podemos personalizar e ver em tempo real os relatórios completos de resultados alcançados.

Agora quero saber de você:

O que achou do novo Gerenciador de Anúncios do Facebook?

 

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.

  • http://www.digai.com.br Felipe Pereira

    Parabéns pelo artigo, Zanette! Bastante completo e útil para quem trabalha com FB Ads.

    • Leonardo Zanette

      Obrigado Felipe Pereira, que bom que gostou, é um grande prazer ver você por aqui! Abração

  • http://www.dlojavirtual.com/blog/como-vender-pela-internet/ Marcio Eugênio

    Caramba! Animal Zanete!! :D
    Muito bom e muito completo!

    • Leonardo Zanette

      Obrigado Marcio! Que bom que gostou!

  • Fabio

    Obrigado Zanette, sempre entregando ótimos conteúdos

    • Leonardo Zanette

      Opa Fabio! Obrigado pelo comentário! Abraços, Leonardo Zanette

  • http://www.foconegocio.com Thales Lehmann

    Excelente artigo Leonardo! Eu já tinha lido muita coisa sobre o novo Gerenciador mas nada tão esclarecedor quando esse artigo, sem dúvidas vai guiar muita gente, vou indicar para a minha audiência com certeza!

  • http://www.afiliadonomade.com Jackson Oliveira

    Excelente artigo,

    O novo gerenciar de anúncios do Facebook ficou bem melhor e mais prático, já estou começando a realizar alguns testes para as minhas campanhas.

  • http://ricardolutti.com.br Ricardo Lutti

    Otimo artigo Leo! O facebook está evoluindo e entendendo as necessidades dos anunciantes.

  • http://www.comoimportarroupainfantil.com André Rodrigues

    Excelente, ficou bem detalhado como esse passo a passo parabéns

  • http://talentodigital.blog.br Edhuardo Cavalcanti

    Zanette, você acredita que eu ficava me matando para sempre estar atualizado sobre o Remarketing?
    Mas agora você me acostumou mal pacas, pois eu venho no seu site e procuro sobre o que tem de novo aqui.
    Já coloquei na cabeça que esse assunto, o Especialista dos meus clientes é você. Ponto!
    Sei que seus conteúdos são entregues, não só com qualidade, mas muito mais além do que outros especialistas. Você entrega muito material mesmo…caraca..as vezes fico pensando se não tem fundo o seu poço de conhecimento naquilo que você se propõem a falar ou fazer.
    Continue sempre assim amigão.

  • http://www.minhasplanilhas.com.br Gerson

    Excelente artigo, muito completo. Parabéns, vou começar a fazer alguns testes.

  • http://www.renatoluis.com.br Renato Rosa

    Zanete, muito interativo e completo o seu artigo. Mais uma vez se superou.

    Fico muito lisonjeado por receber informações tão importantes como estas.

    Grato,

    #RenatoLRosa

  • http://www.easycompmangueira.com.br Iara Dantas

    Gostei realmente do Post. Eu já havia visto mas, tem várias pessoas que desconhecem e isso vai ser bastante legal para elas.

  • http://www.ignicaogp.com.br Leonardo Sanches

    O novo gerenciador de anúncios do FB ficou muito mais funcional e fácil de usar. Muito bom.

  • Carlos Lima

    Show de bola! Muito bom o conteúdo e esclarecedor.

  • http://aprendizmarketingdigital.com Christian

    Olá Leonardo!

    Artigo fantástico! Vou guardar o link com carinho pois servirá sempre de referência!

    Um Abraço!
    Christian

  • http://crescimentocontinuo.com Fernando

    Fala Zanette! Cara, ficou muito bom o artigo…Qualidade excelente.

    Me deu uma bela ajuda…

    Abração,

  • Ozenilda

    Olá, Leonardo!
    Seu blog está lindo e agradável de ler. Gostei muito do artigo, completo e esclarecedor. Já recebi a nova versão do gerenciador de anúncios do FB e até já usei. Também achei mais prático e com suas explicações vou tirar mais proveito dele.
    Ozenilda.

  • http://www.hugonadolny.com.br Hugo Nadolny

    Muito bom artigo!!! Aplicarei com certeza. Abraços, Hugo.

  • http://www.centropreparatorio.com.br Pablo Amorim

    Show Leonardo Zanette!

    Sempre com conteúdo extremamente completo de grande qualidade!

    O artigo é esclarecedor.

    Parabéns pelo conteúdo!

  • http://www.diaspublicidade.com.br Fabiano Dias

    Muito show \O/, bem completo e explicadinho, valew Leonardo =)

  • http://escoladefinancas.com.br Gustavo Lobo

    Muito interessante artigo. Usei o Gerenciador por um pequeno período, mas como somos avessos a mudanças voltei para o antigo. Graças ao seu artigo vou testar novamente o novo gerenciador. Agora com outros olhos. Obrigado.

  • Bruno

    Muito bom! Parabéns.

  • http://www.doisdez.com.br Gabriela Monteiro

    Muito interessante o artigo! Parabéns!

  • http://www.agenciakmz.com/ Moises Teix

    artigo de ótima qualidade e completo, me ajudou bastante, obrigado !

  • Glaidson S. Louzada

    como eu instalo o facebook audience insights nesta nova versão, uma vez que não estava instalado na minha versão anterior ?