Remarketing no Google Adwords, possibilidades recheadas de estratégias e exemplos

Uma estratégia de anúncios que tenho me dedicado ultimamente é o remarketing. O Google Adwords e o Facebook tem melhorado muito os recursos para aplicação do remarketing ao longo dos últimos anos. Hoje, vou compartilhar as estratégias de remarketing, que trazem melhores resultados, que eu selecionei das contas do Google AdWords que administro.

Remarketing não é tão simples quanto começar a criar campanhas regulares para pesquisa no Google AdWords. (Entenda o que é remarketing) O sucesso de suas campanhas de remarketing, eventualmente, depende de quão bem você configurou suas listas de remarketing e como você inseriu o pixel de remarketing no seu site.

Exemplo de Remarketing

Eu não vou entrar muito em detalhes do pixel de remarketing, de como aplicar no seu site, mas se você não tiver a tag instalada ainda, eu recomendo a leitura o básico primeiro.

Remarketing é extremamente poderoso para o anunciante esclarecido, mas pelo fato de você precisar de audiência no seu site para realizar anúncios de remarketing, o sucesso de suas campanhas de remarketing vai depender diretamente da qualidade de tráfego que você leva para seu site.

Algumas estratégias de remarketing, que trago nesse artigo, serão mais eficientes para empresas com um grande número de visitantes ao seu site. Isso não significa que se você receber poucos visitantes (menos de 10.000 por mês), você não deve fazer remarketing. No entanto, com poucos visitantes seus foco nas campanhas de remarketing não deve ser o marketing de resposta direta (direcionando direto para venda), mas em vez disso, objetive atingir os prospectos com diferentes mensagens, para conquistar presença e autoridade para o seu ramo de atuação. Com poucos visitantes, você irá logicamente limitar muito os custos da sua campanha, e por isso, campanhas sem nenhuma conversão não dever ser considerados como campanhas sem sucesso.

As maiores, e com melhores resultados, plataformas que podemos realizar o remarketing são o Google Adwords e o Facebook.

Para cada plataforma de anúncios temos algumas opções, e devemos entender muito bem o público que navega nelas, para que os anúncios sejam estrategicamente desenhados.

Atualmente, a plataforma do Google Adwords nos possibilita as seguintes opções:

  1. Google Adwords: Listas de remarketing para Pesquisa (RLSA)
  2. Google Adwords: Remarketing dinâmico na rede display
  3. Google Adwords: Remarketing na rede display

Vamos falar agora das melhores estratégias para cata tipo de anúncio: 

1. Google Adwords: Listas de remarketing para pesquisa

Listas de remarketing para pesquisa (RLSA) é uma ferramenta de remarketing do Google. Ele permite que você anuncie para pessoas que estiveram anteriormente em seu site diretamente em seus resultados de busca. Veja o exemplo:

Remarketing na rede de Pesquisa Kanui
Adicionei camisas da oakley no carrinho de compras da Kanui, quando voltei a pesquisar no Google eles sempre estão na primeira posição.

Por muito tempo, você só era capaz de fazer remarketing na Rede de Display e, portanto, não podíamos fazer anúncios na rede de pesquisa, o que limitava muito a visibilidade dos nossos anúncios.

Uma das maneiras mais fáceis de começar com campanhas RLSA é pegar seus 10 grupos de anúncios de melhor desempenho e copiá-los para uma nova campanha. Em sua nova campanha, você configura o seu público remarketing, conforme necessário, e defina a mesma audiência como negativa em suas campanhas regulares.

Isso é basicamente tudo o que você precisa saber para começar campanhas RLSA. 

Quais são as principais estratégias para remarketing no RSLA?

  • Atingir palavras-chave mais genéricas
  • Aumentar o valor do clique em relação às campanhas regulares
  • Oferecer incentivos especiais para antigos clientes

Atingir palavras-chave mais genéricas

Com campanhas de pesquisa normais, você só tem a capacidade de decifrar a intenção por trás de uma busca, identificando as palavras-chave usadas. Portanto, é preciso usar palavras-chave altamente específicas para garantir que você consega um ROI positivo em vez de simplesmente jogar dinheiro em um buraco negro.

Com campanhas RLSA, você tem um segundo parâmetro para usar, que faz toda diferença: O fato de que os clientes estiveram em seu site antes e, portanto, são mais propensos a fazer uma compra. Em anúncios que você teria apenas palavras-chave algo como: ‘toalhas de banho de algodão’  porque sua loja especializada nessas toalhas, agora você pode experimentar os termos de busca genéricos como:

  • Toalhas de banho
  • Compre toalhas
  • Toalhas baratas

Descobrindo que pessoas procurando essas frases já visitaram seu site e mostraram interesse em seus produtos, essas palavras-chave, de repente, se tornam relevantes para campanhas regulares. É importante saber que os clientes nem sempre seguem um padrão de busca linear.

Os clientes, por vezes, começam com uma pesquisa ampla, em seguida, uma pesquisa específica e depois tentam uma pesquisa ampla novamente. Veja um exemplo de padrão de busca que poderia ser feito por um cliente:

  • Melhores toalhas de banho para crianças
  • Toalhas de banho com capuz
  • Toalhas baratas
  • Toalhas de banho de algodão com capuz
  • Toalha de banho com capuz da Disney = Conversão!

O cliente pode optar por converter a qualquer momento durante o padrão de pesquisa como esta, ter certeza de que você aparece em todas as buscas dele é fundamental se você realmente deseja sucesso com o AdWords.

Sem usar o RLSA nessa campanha, você nunca iria pensar em usar palavras-chave como toalhas baratas. É ampla demais para muitos anunciantes e muitos anunciantes experientes poderiam até adicionar essa palavra na lista de exclusão de palavras-chave.

No entanto, com a intenção clara por trás da busca, você é capaz de abrir as portas para esta palavra-chave e outras palavras-chave que anteriormente estavam na lista de exclusão.

Aumentar o valor do clique em relação às campanhas regulares

Sabendo que um cliente entrou no seu site e escolheu procurar mais informações para algum de seus produtos é um grande sinal de que eles estão continuamente interessados ​​na linha de produtos que você está oferecendo. No entanto, embora as pessoas estejam visitando e navegando, não é garantido que eles vão finalizar uma compra. Pode haver várias razões para que quem está pesquisando não comprar de você imediatamente.

Um cenário comum é a pessoa só quer pesquisar mais informações sobre determinado produto naquele momento, e não comprar. Se eles vêem o seu anúncio no topo durante suas pesquisas, a probabilidade dele escolher você é maior.

Outro cenário é que o pesquisador pode não ter encontrado exatamente o que ele estava procurando em seu site devido a problemas de usabilidade ou estrutura do site. Os usuários da Web têm atenção relativamente baixa, por isso, se alguém não encontrar o que estava procurando rapidamente, ele pode apenas tentar pesquisar no Google. Ao direcionar todos os seus produtos com campanhas RLSA nas posições de topo, você vai ser capaz de redirecionar essa pessoa de volta para o seu site.

Por isso, em muitos casos, você é capaz de oferecer significativamente um lance maior em suas campanhas RLSA do que suas campanhas de pesquisa tradicionais.

Oferecer incentivos especiais para antigos clientes

Uma ótima tática para tirar o máximo proveito de campanhas RLSA é experimentar novas mensagens publicitárias. Por definição, os pesquisadores que vêem seus anúncios RLSA já viram seus anúncios originais. Tente diferenciar mensagens de anúncio para atingir as outras vantagens da sua empresa, e assim eliminar objeções da sua audiência.

Muitas vezes tenho o desafio de encaixar todos benefícios que posso oferecer em anúncios do AdWords, mas é impossível encaixar todos. Por isso, indico que liste todos os benefícios em uma planilha do Excel e experimente diferentes benefícios para ver qual converte melhor.

Exemplos de benefícios:

  • Parcele em 10x sem juros
  • Frete grátis
  • Cadastro grátis
  • Teste grátis por 1 mês

Eu recomendo que você faça o mesmo com as campanhas RLSA. Não basta assumir que a sua mensagem de anúncio atual seja a melhor, em vez disso se concentre em evoluir a sua mensagem de anúncio, permitindo que os possíveis clientes vejam toda a gama de benefícios.

Concentre-se em educar as pessoas em vez de converter em cadastros

Quando se trata de e-commerce, não há nada de errado em tentar converter mais e mais clientes. Mais conversões significam mais dinheiro no banco. No entanto, gerar cadastros duplicados não faz o mínimo sentido, anunciar com objetivo de cadastro para quem já está cadastrado é perder tempo e dinheiro.

Se você estiver já há algum tempo realizando anúncios, você já deve ter realizado conversões e você deve optar em mostrar anúncios com conteúdo educativo para seus cadastros que já estão em seu banco de dados. Em vez de mostrar um anúncio onde você objetiva pura e simplesmente o cadastro dele “Tenha uma avaliação gratuita”, em vez disso se concentre em “Descubra as nossa melhores estratégias” ou “veja os depoimentos de 18 clientes”.

 

2. Google Adwords: Remarketing dinâmico na rede display

Remarketing Dinâmico é o recurso mais atual do Google para remarketing. Remarketing dinâmico usa seu feed do Google Shopping para mostrar produtos específicos aos usuários que já visitaram esses produtos em seu site.

Digamos que eu tenha visitado centauro.com para procurar por bermudas da oakley. Optei por não comprar o que eu estava olhando. Quando eu comecei a navegar em outros sites, outros sites, Remarketing Dinâmico irá mostrar o produto específico para mim e posteriormente produtos da mesma marca ou da mesma categoria de produtos:
remarketing-dinamico-centauro-camisaremarketing-dinamico-centauro-bermuda

Os anúncios incluem uma imagem do produto, assim como o preço. Há vários layouts diferentes que você pode escolher, mas, em geral, os anúncios com bom aspecto e são super fáceis de configurar.

As melhores práticas para Remarketing Dinâmico é o mesmo para remarketing regulares:

  • Lance mais alto quanto mais em baixo do funil o usuário está
  • Lembre-se em limitar a frequência
  • Sempre incluir uma imagem em seus anúncios de remarketing
  • Comece com os segmentos mais amplos, mas lembre-se de segmentar para os mais específicos também

Remarketing Dinâmico é, definitivamente, uma das ferramentas mais promissores que já vi do Google ultimamente, e tenho visto resultados surpreendentes ao rodar campanhas para diferentes nichos de mercado.

 

3. Google Adwords: Remarketing na rede display – Estratégias avançadas para sucesso em campanhas de Remarketing

Você pode pensar que o remarketing na rede de display tornou-se obsoleto com a possibilidade do Remarketing Dinâmico, mas remarketing tradicional ainda continuar firme e forte. Remarketing é uma forma excepcional de alcançar os usuários que já demonstraram interesse em você.

Agora vejas as melhores estratégias que você deve elaborar:

  1. Divida suas campanhas de Remarketing em diferentes grupos
  2. Case a hora que seus clientes mais compram com a hora de exibição dos anúncios
  3. Não esqueça Frequência de visualização
  4. Mude a mensagem dos anúncios para usuários que não convertem de acordo com o tempo que está na lista
  5. Analise seus clientes convertidos
  6. Se concentre em outras conversões além da resposta direta
  7. Considere incluir chamadas para telefone como parte de seu Remarketing

Veja em detalhes as 7 melhores estratégias de remarketing para Google Adwords.

 

Saiba que suas campanhas regulares de busca / exibição e em outras plataformas, farão toda diferença para seus anúncios de remarketing

Com Remarketing para pesquisa, Remarketing Dinâmico, e Remarketing regular você tenderá a ver CPA (Custo por aquisição) mais baixos do que você vê com os suas campanhas regulares de Pesquisa e Display.

Assim que começar campanhas RLSA, você pode até ver um aumento em seu custo por conversão, em relação às suas campanhas de pesquisa regulares. Eu vi isso algumas vezes com meus clientes, quando optamos em alocar um pouco mais orçamento com pouco conhecimento do remarketing, então se for fazer pela primeira vez, vá alocando dinheiro aos poucos.

Anúncios de Remarketing dependem 100% nas outras formas de publicidade que você atua. Se atualmente você não tem qualquer tipo de tráfego em seu site, você não terá clientes para anunciar com remarketing. Lembre-se que você precisa de tráfego relevante em primeiro lugar para seus esforços de remarketing darem grandes resultados. Somente terá campanhas de remarketing rentáveis ao anunciar para públicos relevantes.

Já está fazendo remarketing no Google Adwords? Não??? Comente abaixo quais suas dúvidas!

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.