Listas de Remarketing – Quais são e como se aproveitar delas?

Você já ouviu falar que existem várias listas de Remarketing?

Provavelmente não né!

Uma das maiores dificuldades quando colocamos nosso negócio no ar é conseguir tráfego qualificado, não é?

Por isso considero fundamental você conhecer muito bem quais são os recursos que você tem em mãos para começar massivamente a divulgação dos seu negócio online, e posso te garantir que usando o remarketing tudo ficará muito fácil!

Então vou trazer para você hoje um conteúdo de extrema importância quando falamos em anúncios patrocinados, realmente se você quer subir o nível de suas campanhas você precisa conhecer quais as ferramentas que você possui para ampliar seu negócio digital.

Mas vamos deixar de bla, bla, bla e vamos para o que interessa!

Na verdade, exitem infinitas listas, dependendo do seu site e da quantidade de páginas que você tem nele, mas quero que você se atente para os 5 grupos de listas de Remarketing que temos em mãos:

1. Listas de Remarketing: Público Personalizado

Essa é a lista clássica, àquela que colocamos o script no nosso site e podemos rastrear por onde nossa audiência passou.

Essa é a mais simples de criar, e com ela podemos rastrear quem passou em determinado local do nosso site, Ex.

  • Público que acessou o site (Na criação do público indicaria todos que visitaram a página segredosdoremarketing.com.br)
  • Público que se cadastrou na lista (Na criação do público indicaria todos que visitaram a página /obrigado-cadastro)
  • Público que acessou página de vendas (Na criação do público indicaria todos que visitaram a página /video-de-vendas)
  • Público que comprou um produto (Na criação do público indicaria todos que visitaram a página /compra-finalizada)

E assim por diante. Você pode notar que podemos ter infinitas combinações de listas, mas o mais importante é você notar que cada público tem um aquecimento diferente para o conteúdo que você está transmitindo na internet, e para cada público a mensagem do anúncio deve ser diferente, exemplificando para os mesmos públicos acima, faria anúncios dessa forma:

  • Público que acessou o site  > Anúncios com objetivo de capturar o email
  • Público que se cadastrou na lista > Anúncios com objetivo de visitarem minha página de vendas
  • Público que acessou página de vendas > Anúncios com objetivo de finalização de venda
  • Público que comprou um produto > Anúncios com objetivo de aumentar o ticket médio do cliente, vender outros produtos

Notaram que até posso anunciar a mesma coisa para todos os visitantes, mas pode ter certeza que sua chance de sucesso diminui quando você não estabelece uma boa estratégia para seus anúncios. Quanto mais no topo do funil, mais frio estará o prospecto, e assim menos chance terá em converter em compras com você. Em contrapartida, quanto mais na base do funil, maiores serão as chances do prospecto se convencer que você é a pessoa que terá a solução para os problemas dela.

Você ainda pode se aproveitar de públicos semelhantes dessas listas, esses públicos são ótimos quando queremos aumentar a audiência qualificada para nosso site, mas vamos tratar isso em outro artigo.

Público Personalizado Lista de Remarketing
Público Personalizado > Público do Site

 

2. Listas de Remarketing: Rastreamento de Conversão

Ué, rastreamento de conversão não é aquele pixel que serve para rastrearmos quantas pessoas compraram nossos produtos!

Sim, mas essa não é a melhor funcionalidade dele.

Venha comigo agora:

O Rastreamento de Conversão tem seu maior potencial na otimização dos nossos anúncios, trazendo para nossos negócios um público altamente qualificado, altamente segmentado e altamente previsível.

Calma, deixa eu explicar direitinho!

Temos a possibilidade de criar 6 tipos de Pixel de Rastreamento de Conversão:

  1. Conclusões de compra
  2. Cadastros
  3. Leads
  4. Visualizações de página principal
  5. Adições ao carrinho
  6. Outras conversões no site (essa já usei para um cliente que desejava contatos telefônicos para seu negócio)

rastreamento-de-conversao-tipos-de-pixel
Tipos de pixel de Rastreamento de Conversão do Facebook

 

Ok, mas como consigo agora criar um público de Remarketing a partir de um pixel de rastreamento de conversão?

Simples, faça um público semelhante do rastreamento de conversão! Cabe lembrar que só é possível usar esse recurso quando você tiver mais de 100 pessoas rastreadas nessa conversão!

Pense comigo, um público semelhante de compradores, você estará falando para o Facebook: “ei tio Zuc, me mande a lista de pessoas que são parecidas com essas que realizaram a compra do meu produto!” E a partir de vários algorítimos complexos do Facebook ele te mandará 1 milhão de pessoas parecidas com essa que já comprou no seu site!

Já imaginou ter 1 milhão de pessoas parecidas com aquelas que já compraram contigo, quando eu penso nisso eu vejo $$$$$$$$$, muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$ para seus negócios!

 

3. Listas de Remarketing: Lista de Clientes

Essa é simplesmente a melhor lista de todas!

É como se fosse um Tiro Laser na sua audiência!

Já imaginou enviar 30 emails agora para sua lista de cadastros? Não faça isso, você vai perder toda sua lista de tantas pessoas que irão se descadastrar.

Agora, eu tenho uma boa notícia, você pode criar 30 anúncios diferentes para essa lista de emails, e você continuará com a lista de emails intacta! Você pode fazer isso usando a plataforma de anúncios do Facebook, em Audiência personalizada > Criar público > Público personalizado > Lista de Clientes

Lista de Remarketing Lista de Clientes
Público Personalizado > Lista de Clientes

 

Você pode usar essa lista para vários fins, entre eles:

  • Relacionamento com seus clientes
  • Venda de seus produtos (que essa lista ainda não comprou)
  • Venda de produtos como afiliado (que sejam de interesse dessa lista)
  • Pegar feedback de clientes
  • Oferecer algum conteúdo novo para download
  • Convidar para um webinário

Conseguiu ver o poder dessa lista de remarketing?

Ah, você pode criar o público semelhante dessa lista e usar da mesma forma que falei no tópico anterior, veja lá! Vale muito a pena!

 

Listas extras super importantes:

1. Lista de Hipersegmentação

Essa não é propriamente uma lista de Remarketing, porém se formos analisar a forma como ela é construída veremos que ela tem como base, pessoas que estão dentro de algum grupo do Facebook, e com isso são pessoas altamente interessadas naquele assunto que é tratado pelo grupo, sendo assim poderia também considerar a hipersegmentação como uma lista de remarketing.

Uma grande utilidade da lista de hipersegmentação é você criar a hipersegmentação de algum grupo específico e excluir ela de anúncios específicos. Por exemplo, você está anunciando para um produto específico, e sabe que naquela comunidade todas as pessoas já compraram aquele produto, você exclui esse grupo dos seus anúncios, assim você não gasta dinheiro a toa!

2. Lista de exclusão

Crie sempre listas para excluir públicos dos seus anúncios, isso é extremamente importante para gastar menos com suas campanhas!

O objetivo das listas de exclusão são bem simples: 

  • Não anunciar para quem já tomou a ação que você espera para o anúncio
  • Não anunciar o produto que o cliente comprou para o cliente que já comprou 
  • Não anunciar conteúdos repetidos para seu cliente
  • Diminuir a sobrecarga de informações de quem já realizou uma ação

Enfim, essas são algumas das funcionalidades das listas de exclusão!

 

Você usa mais alguma lista para seus anúncios? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui abaixo:

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.