Quanto Custa Investir em Remarketing? É caro ou não?! (Você vai se espantar)

Quanto Custa Remarketing

Um dos assuntos que mais me perguntam é quanto custa Remarketing? Se é caro começar a realizar as campanhas, se vale a pena o retorno do investimento.

Cerca de R$5/dia você já consegue uma visibilidade grande

Muitos pensam que é caro investir em remarketing, mas depois de testes e mais testes vou falar para você que não é, pelas minhas métricas em mais de 20 lançamentos e negócios que apliquei, tenho alguns valores que uso como parâmetros iniciais de campanha.

Como vou falar em valores, vou separar esse artigo nas duas plataformas que mais aplico atualmente:

1. Quanto custa Remarketing no Facebook

Após muitos testes, cheguei a alguns valores base, para você começar as campanhas hoje mesmo, você vai se surpreender de como é barato.

Dividi em 3 tamanhos de público, isso vai ajudar você a calcular sua campanha de acordo com a quantidade de tráfego que você recebe:

  • Público muito pequeno com menos de 100 pessoas na lista de remarketing
    » investimento máximo R$2 por dia (normalmente inicio com R$1/dia)
  • Público pequeno com menos de 1000 pessoas na lista de remarketing
    » investimento máximo de R$5 por dia
  • Público médio e grande com mais de 5000 pessoas na lista de remarketing
    »  investimento de R$5/dia/mil pessoas na lista de remarketing

Mas Zanette, de onde você tirou esses números cabalísticos?

Calma, não são números cabalísticos, foram muitos testes, e o que acontece na prática quando você utiliza esses valores que demonstro aqui, é não aumentar muito rapidamente a frequência de aparição dos anúncios para cada usuário, e com isso não causa nem sobrecarga e nem rejeição para sua marca.

Atenção: Esses valores são para a base inicial das campanhas, você deve ir ajustando de acordo com a resposta da audiência para as campanhas.

Pergunta 1: Posso aumentar esse valor?

Somente em lançamento ou em divulgação de promoções que você queira uma visibilidade de todos que estão na lista, várias vezes no dia. Para isso, multiplique o valor detalhado acima por 7 (seria R$35/dia/mil pessoas na lista de remarketing). Mas atenção, isso causará uma massificação da sua marca, então tem que ter muito cuidado para o período em que estiver investindo um valor mais alto não superar 7 dias, isso é muito importante.

Pergunta 2: Qual a frequência ideal?

Fique atento à frequência de exibição do anúncio, não deixe ultrapassar 10 a 15 vezes por usuário, acontecendo isso, crie novo anúncio com as mesmas métricas acima.

Pergunta 3: Esses valores são por anúncio ou para toda a campanha?

Esses valores descritos acima são para todos os anúncios na mesma campanha. Os valores podem variar se for uma campanha perpétua, ou se for uma campanha de lançamento, mas a base é esta!

 

2. Quanto custa Remarketing no Google

Como a plataforma do Google é um pouco diferente, nele pagamos por clique e não por mil visualizações como é o caso do Facebook, vou criar um artigo exclusivo para ela, mas se precisa criar hoje seus anúncios, a base inicial que tenho é de R$100/dia/10.000 pessoas no público de remarketing.

 

3. Quanto custa Remarketing no Youtube

No Youtube você usará a plataforma do Google para anunciar, nela você, além das listas de remarketing normais, você tem outras listas de remarketing que tratarei em um artigo futuro. O valor inicial que utilizo é de R$50/10.000 pessoas na lista de remarketing.

 

Resumindo

É extremamente barato fazer anúncios de remarketing, você gasta pouco, e tem um retorno imenso, para te lembrar, entre os melhores vantagens do remarketing estão:

  • Fortalecimento da sua marca
  • Aumento da sua autoridade
  • Conquista de mais clientes e seguidores
  • Mais conversões em vendas de produtos e serviços

Fique atendo à alguns detalhes, entre eles:

  • A frequência dos seus anúncios, a quantidade que seus anúncios são vistos por cada pessoa não pode passar de 10 vezes.
  • Aumentar o valor de investimento somente em lançamentos e grandes promoções.
  • Os valores passados nesse artigo é para toda campanha, todos os anúncios somados, e não para cada anúncio.

É isso, calcular exatamente o quanto investir em Remarketing  e nas suas campanhas em geral, vão melhorar o seu ROI e suas Conversões, além de não correr o risco de gerar sobrecarga de anúncios sobre sua audiência e, consequentemente, rejeição da sua marca.

E aí, o que achou? Caro ou barato fazer um anúncio de remarketing?

Sobre Leonardo Zanette

Sou formado em Matemática pela UFRuralRJ e Mestre em Informática pela UFRJ, onde desenvolvi minha pesquisa sobre Sistemas de Recomendação para reduzir a sobrecarga de informações das pessoas na internet. Com essa mesma ideia venho aplicando o remarketing que é considerada a evolução dos sistemas de recomendação. Um tema bem vasto que me apaixono cada vez mais a cada teste que realizo.

  • Rodrigo

    Fala Leonardo, tudo bem?
    Você poderia atualizar esses valores para 2018?
    Belo trabalho!
    Abraço!