Existem vários recursos para impulsionar o tráfego do seu site, mas cada usuário é diferente e pode ser difícil otimizar suas páginas de destino para aumentar a conversão. Então, o que acontece com os clientes potenciais que poderiam estar interessados em seus serviços, mas não estavam prontos para finalizar a compra?
Se você ainda não conhece, remarketing é um serviço oferecido por plataformas de anúncios como o Google Adwords e Facebook que permite atingir um público que já visitou o seu site (Veja o artigo O que é o remarketing?). É importante se concentrar em todos os públicos em diferentes estágios do ciclo de compras. Sem fazer isso, você estará perdendo tempo e dinheiro.
Mas quais são as principais vantagens da implementação de remarketing?
Temos que entender que existem plataformas diferentes de anúncios, e em cada uma delas as principais vantagens do remarketing são distintas, já que sempre trabalho remarketing com foco em mais conversão para meu negócio. Por isso, vou separar em dois artigos, esse que tratará do Remarketing no Google Adwords e outro artigo, que trata do Remarketing no Facebook.
Vamos verificar esses cinco benefícios de uma campanha de remarketing do Google AdWords.
1. Gráficos personalizados e fortalecimento da marca
Ao realizar os anúncios, a maioria das empresas foca apenas em anúncios para rede de pesquisa do Google com anúncios do tipo texto – sem gráficos. Com uma campanha de remarketing no Google Adwords, você pode criar os seus anúncios com imagens personalizadas, o que pode atrair mais atenção para o usuário. É claro, você ainda pode segmentar a rede de pesquisa, mas na minha experiência, a rede de display tende a gerar uma maior taxa de cliques.
Além disso, você pode incluir seu logotipo nestes gráficos, que irá associar uma marca a seu serviço.
Algumas pessoas convertem mais com texto, enquanto outros convertem mais com imagens. Se você ainda não tem testes suficientes para identificar como os usuários respondem seus anúncios, faça os dois tipos de anúncios, e com o tempo conseguirá identificar e otimizar mais seus anúncios.
2. Anúncio direto ao ponto
Para usuários que já visitaram nosso site, podemos criar anúncios mais direto ao ponto em relação àqueles que estão visitando seu site pela primeira vez. Por exemplo, um anúncio para um público que nunca te viu, poderia ser assim: “Tênis Asics Kayano 19 – 10% de desconto ao se cadastrar – Entre agora.” No entanto, com alguém que já tenha visitado o seu site, não faz mais sentido esse tipo de anúncio podendo alterar a frase para algo como isto: “Ainda quer o Asics Kayano? Veja outras cores, parcele em 10x”.
Você não quer se afastar potenciais clientes, porque o seu produto ou serviço parece caro, ou qualquer outro motivo que ele não tenha finalizado a compra. No entanto, como eles estão navegando por outros sites e seu anúncio aparece para eles, isso pode ser o empurrão final para a compra. A questão é, presencialmente você iria falar com quem já te conhece da mesma maneira que falaria com quem nunca falou com você? Não, você não iria, então por que fazer isso online?
3. Menor custo por cliques
De um modo geral, as campanhas de remarketing no Google Adwords têm uma taxa de cliques superior quando comparamos com campanhas de display para públicos frios. No remarketing, as pessoas que são atingidas com os anúncios já estão familiarizadas com o seu produto ou serviço; portanto, elas são muito mais propensas a clicar em seu anúncio.
Logicamente, você precisa que a pessoa clique para que ela converta. Quanto maior a sua taxa de cliques, maior será a chance de você melhorar a sua taxa de conversão.
4. Maiores taxas de conversão
O objetivo final do marketing na Internet, não importa o ramo de atuação, é obter algum tipo de interação do usuário, o que chamamos de conversão. Se isso será feito através de um envio de formulário, um download de livro ou uma venda on-line, queremos que o usuário engaje em nosso anúncio, que ele responda para nossa campanha.
Alguém que já sabe sobre você, seu produto ou serviço, está mais avançado no ciclo de compra do que aqueles que visitam o seu site pela primeira vez. Esses usuários são muito mais propensos a dar o próximo passo comparados ao novo visitante.
5. Seleção do sites específicos
Com remarketing no Google Adwords, você pode ver quais sites estão tendo melhores resultados em relação aos cliques e taxas de conversão.
Se você mapear um site que exibe seus anúncios, e ele está enviando os usuários que não estão convertendo, você pode impedir que seus anúncios sejam exibidos nele.
Com essa pequena alteração, apenas exibindo anúncios em sites que são relevantes para o seu negócio, você irá com toda certeza melhorar o retorno sobre o investimento.
O Remarketing Google Adwords é uma plataforma fantástica de anúncios, oferece muita liberdade criativa e, com a quantidade de sites que podemos anunciar nossos produtos e serviços, conseguimos fazer uma grande massificação da nossa marca. Se você quer mais conversões online, recomendo não ignorar fazer anúncios de remarketing Google Adwords.
É isso, ficou com dúvidas, quer saber mais sobre remarketing Google Adwords? Comente abaixo.